O Caranguejo

Olá sagazes leitores!

Como é sabido esta joça de blog estava parado porque eu passei um tempo na Bahia e, em vez de ficar na internet o tempo todo feito um mongol, preferi desfrutar da vida vagabundística de trabalho fácil, cerveja grátis, piscina e sol!

Mas como todo mundo sabe um ser humano não vive só disso, pois ele precisa se alimentar, então neste post eu falarei de minha experiência gastronômica soteropolitana.

E antes que vocês me façam as perguntas que TODO mundo me fez quando eu voltei, eu vou responde-las agora:

-Sim, comi acarajé

-Sim, comi vatapá

-Sim, comi pimenta

-Sim, passei mal até cagar meu próprio intestino por causa da comida.

Mas neste post não falarei dessas delícias supracitadas. Falarei da maior falha gastronômica inventada pelo homem: o caranguejo.

Óia o bicho aí!

Tudo bem que você não precisa fazer como eu e viajar 1800 km para comer esse bicho aí, afinal qualquer boteco na Praia Grande serve essa bagaça a qualquer hora do dia.

O que eu vou falar é sobre como comer caranguejo é estúpido e não faz o menor sentido:

Pra começar, para desfrutar dessa iguaria inútil você não precisará de talheres. Você pode usar as ferramentas que podem ser encontradas em uma marcenaria: martelo e tábua. Aliás, uma comida que você necessita bater mesmo depois de morta não é nada confiável.

Sim! Isso mesmo que você leu! Você precisa BATER no caranguejo para poder comê-lo.

Bom, quando lhe é servido um caranguejo, a tradição diz que você deve começar comendo as pernas. Isso até que faz algum sentido, pois se você deve espancar o caranguejo mesmo depois de morto, começar comendo as pernas deve ser para garantir MESMO que ele não fuja do seu prato.

Então você começa a dar pancadas nas perninhas do animal até que elas quebrem, só assim é possível sugar a carne dela. Sim, eu disse sugar, pois a quantidade de carne contida nas pernas não é suficiente nem para tampar o buraco da cárie.

Logo depois de você cansar de dar marteladas como se tivesse acabado de construir as três caravelas, você lembra que ainda tem mais 4 pares de perninhas para serem esmigalhadas e devoradas :).

Depois de gastar todas as suas moléculas de ATP martelando as perninhas do animal para obter uma quantidade de carne que caberia em uma tampinha de garrafa, você finalmente chega na parte que lhe satisfará com um belo naco de carne: o corpo do caranguejo. Mas é aí que vocês se enganam! Ao abrirem o corpo do bicho (com uma mega-blaster martelada) vocês se deparam com duas coisas: ar e uma gosma marrom. Como ar não é muito saboroso e gosmas marrons que te lembram excrementos não parecem ser muito apetitosas, parabéns: você acaba de terminar sua refeição!

Mas e o gosto? Bom, eu tenho uma teoria de que tudo que vem do mar tem gosto de peixe. Portanto não importa se você vai comer uma sardinha, um caranguejo, uma baleia cachalote ou uma pedra, se vêm do mar tudo tem gosto de peixe, acreditem.

Outra coisa. O primeiro cara que teve a brilhante idéia de comer um caranguejo devia estar com uma tremenda fome, em alguma ilha deserta sem nenhuma outra opção de alimento. E o pior! Ele sobreviveu pra contar história e dar início à esta tradição culinária estúpida de comer caranguejo.

Resumindo, comer caranguejo foi uma das minhas maiores decepções gastronômicas! Depois de tanto esforço para conseguir esmigalhar o animal e conseguir comer algum resquício de carne, gastei tanta energia que tive que pedir uma pizza no final para saciar minha fome.

Advertisements

17 responses to “O Caranguejo

  1. Fiquei com muita vontade de comer esse crustaceozinhu….era essa a intenção???

  2. Há! Hilário suas oservações.
    Mas como uma “aspirante de baiana nata”, preciso fazer alguns comentários para contribuir com sua cultura gastronômica soteropolitana.
    Vamos lá:

    Primeiro: passar mal com essas comidas é de praxe! Taí o motivo de hoje eu morar aqui!

    Sim, meu caro Hércules! NUNCA passei mal com acarajé, caruru, vatapá que são as iguarias tradicionais e nem mesmo com as alternativas do tipo: tatu e outras caças que andam comendo por aqui…Sobrevivi a todas!

    Segundo: Não diga patinhas, pois vc será eliminado! O nome correto é puã! Sim… de onde tiraram isso só o TodoPoderoso sabe… mas é FATO!

    Terceiro: Não dê marteladas! Isso tbm é outro quesito de reprovação! Nativos pegam o caranguejo e mordem! ACREDITE! Quando vi uma pessoa enfiar casca e tudo na boca, mastigar fazendo muitos “croc´s” e jogar fora apenas as cascas fiquei PASMA! Pois é! Separam-se as cascas da carne dentro da boca! Mas essa técnica eu ainda nao aprendi… ¬¬

    Quarto e muito útil: NUNCA PEÇA UM CARANGUEJO COM FOME!
    Caso a sua vontade de usá-lo na refeição seja realmente grande, peça pelo CATADO!
    Tan tan Tãrã! Nada mais é do que a pura carne do caranguejo separada da casca! Purinha, alvinha e deliciosa! Aí sim! Vale a refeição!

    Muito axé pra vc!
    PS.: Axé de energia! Não de ritmo! 😉

  3. Pois eu adoro carangueijo. Realmente se a pessoa não for habilidosa e não souber “comer” o carangueijo não vai gostar, eu gosto demais e como muito rápido….já tenho prática! Ah, e é muito saboroso!

  4. Gente amo caranguejo. É um ritual …. que delicia uma caranguejada. Tem nem comparação com a CATADA. Mas para quem não tem paciência, pede CATADA mesmo. DELICIA!!!

  5. CHOREIIIII DE RIR!
    eu sou viciada em caranguejo, como 5 vezes por semana, mas mesmo assim adorei seu texto! rsrsrs

  6. Bom eu na verdade eu não deveria responder a este blog, pois tamanha é a estupidez que esse senhor descreve deste alimento, digo sr.pq provavelmente ele deve ser desdentado por não conseguir quebrar qualquer parte do bicho com os dentes. Outra é dizer que tem gosto de peixe, acredito que este sr. não deve ter comido mais de duas especies de peixe provavelmente sardinha e filé de merluza pois até os peixes tem diferenças de paladar. Meu caro amigo julgar é muito fácil ter bom gosto e cultura é outra totalmente diferente,
    abs

    até a proxima

    • Pelo jeito o Sr. deve ser do mais alto garbo e fidalguia não, Sr. r_amorim@hotmail.com de IP 189.122.163.242?!
      Não se preocupe, os caranguejos não se ofenderam com o post. Bom, pelo menos nenhum caranguejo reclamou até agora, embora pelo visto as OSTRAS estão incomodadas.

  7. Nossa … amo caranguejo e n preciso comer com martelinhos e tabuas, tem q comer quebrando com os dentes… e a lama marrom ou sei la q vc disse, simplesmente e pq vc n soube abrir quebrando vai misturar tudo e abrindo pelo meio fica dividido a carne e a parte da lama”… tem uma boa parte de carne sim… antes de reclamar tenta aprender a comer! ficaadica.

  8. Cara me diverti demais lendo o post principal e tb lendo as respostas. Obg a todos por me fazerem rir de chorar, e sim como carangueijo todos os domingos acompanhado de uma deliciosa caipirinha feita com Pitú que todo bom pernambucano como eu adora

  9. Vc deva ser um daqueles matutos,que comeu e estar doido para espalhar,comie 4 carangueijo hj,todos fds como e sao deliciosos.

  10. Só uma dica filho.. Não precisa martelar a cabeça pra abrir. Muito menos martelar as “perninhas”. Nunca li tanta asneira em um só comentário.. Mas deu pra rir.

  11. Eu amo caranguejo, acho muito gostoso!!!!! MAs com se diz , GOSTO É FEITO ** CADA UM TEM O SEU.

  12. Essa matéria n fez o menor sentido para min,moro no rio grande do norte e como caranguejo a vontade,e nem preciso bater e gastar energias como foi dito,kkk.
    É sinples eu mordo a própria casca e quebra com facilidade entre os meus dentes ,e o gosto é diferente de peixe kkk.

  13. Essa matéria não fez o menor sentido para min,moro no rio grande do norte e como caranguejo a vontade,e nem preciso bater e gastar energias como foi dito,kkk.
    É sinples eu mordo a própria casca e quebra com facilidade entre os meus dentes ,e o gosto é diferente de peixe kkk. Você que não soube nem se quer comer e muito menos apreciar o sabor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s